Meu filho não aprende. Como posso ajudá-lo?

Antes de afirmar que a criança não aprende na escola, é importante verificar o que ela não aprende. O cérebro da criança está em intenso desenvolvimento desde que nasceu e ele cria uma plasticidade com o tempo. Portanto, por exemplo, não adianta exigir que a criança de 6 anos saiba tabuada ou uma de 4 anos saiba escrever. O seu cérebro ainda não criou a plasticidade necessária para compreender estas situações. Não há uma dificuldade de aprendizagem, mas a criança simplesmente está em processo de desenvolvimento (KOLB, B., WISHAW, I. Q., 2002).

A primeira ajuda que os pais podem fazer é:

  1. Tome cuidado ao rotular as crianças. Às vezes, pode ser até como uma brincadeira, mas ao chamar, por exemplo, de burro ou lento isto faz com que a criança fique com uma baixa autoestima. Tente entender o motivo dela estar apresentando determinadas dificuldades.
  2. Esteja presente na educação dos filhos. Veja o que ele aprende e se ele compreende.

O item 2 citado acima é algo fundamental. A educação é uma via de mão dupla – os pais e a escola são responsáveis pela educação. Um exemplo pessoal é que quando eu era criança sempre dizia a professora que estava entendendo tudo, mas quando chegava em casa eu tirava todas as dúvidas com a minha mãe. Eu tinha vergonha de perguntar. E minha mãe estranhou: como a escola fala que eu estou indo bem, se quando eu chego em casa tenho várias dúvidas? Quando minha mãe observou esta situação, ela foi até a escola conversar com a professora e depois conversou comigo e disse que eu posso e devo tirar minhas dúvidas na sala de aula. Com isto, a professora ficou mais próxima de mim e meu rendimento escolar começou a melhorar.

Acredito que alguns de vocês começaram a perceber que a dificuldade de aprendizagem não está sempre relacionada a um distúrbio, a um problema cognitivo, ou seja, não é mandatório que a criança deva ir ao médico e tomar uma medicação. Geralmente, ela ocorre devido a situações negativas de interação social. Os pais precisam estar atentos com as seguintes questões:

  • Meu filho está adaptado à escola?

Algumas vezes as crianças não se adaptam por diversos fatores. No início pode ser difícil, pois a criança está acostumada com o ambiente familiar e depois ao entrar na escola, ela tem um estranhamento. Por isto, é importante que a família incentive a escola de forma positiva para a criança. E claro, a escola também precisa cumprir o papel de forma positiva.

  • Meu filho tem boas amizades na escola?

Às vezes, a criança é isolada por outros colegas ou esteja sofre bullying e isto afeta o seu aprendizado e sua autoestima.

  • Meu filho está passando por algum momento difícil?

Ou seja, a criança está vivenciando a separação dos pais? Muitas vezes, os pais acham que a criança não sabe de nada, mas elas percebem quando há uma mudança na casa. Outro fator, a criança está doente? Já vi casos em que a mãe estava preocupada, pois seu filho não sabia ler, tinha muitas dificuldades. E a primeira pergunta foi: “Você já o levou ao oftalmologista? ”. Resultado: a criança tinha miopia de 6 graus! Realmente não teria como ela ler. Por isso, é importante ficar atenta até com pequenos detalhes.

Ok, agora vamos dizer que nenhum fator psicossocial esteja afetando o desenvolvimento escolar. Podemos então, pensar na possibilidade de ser algo cognitivo. Mas é importante salientar que o problema cognitivo tem o início desde a infância, ele não surge de repente. Digo isto, porque há muitas crianças sendo diagnosticadas com dislexia, Transtorno de Ansiedade e Déficit de Atenção (TDAH) de forma equivocada. Muitas vezes, as pessoas associam a dificuldade de aprendizagem com a indisciplina (CHECHIA, V.A, ANDRADE, A.S., 2005). E este é um grande perigo, pois para alguns é muito mais fácil dizer que a criança é indisciplinada por ter um problema cognitivo – então toma-se o remédio e pronto. Entretanto, não é desta forma que se ensina o que é disciplina para criança. Para quem deseja ter maior conhecimento sobre a medicalização da infância, segue o vídeo da psicóloga Lygia Viégas: https://vimeo.com/133062807

No próximo texto, abordarei especificamente a questão dos distúrbios de aprendizagem (dislexia, TDAH, entre outros). O psicólogo, psicopedagogo ou neurologista são profissionais que podem te orientar e tratar estes casos.

Referências:

KOLB, B., WISHAW, I. Q. (2002). Neurociência do comportamento. São Paulo: Ed. Manole.

CHECHIA, V. A., ANDRADE, A. S. O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estud. psicol. (Natal). 2005, vol.10, n.3, pp. 431-440. Link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2005000300012&script=sci_arttext

Amanda Fornaciari Augusto – Psicóloga CRP 06/118369

________________________________________________________________

Curtiu este conteúdo?

facebook_like_logo_1

Deixe um comentário

