Eu sou adolescente e ninguém me entende…

Você que é jovem pode ser que em algum determinado momento já pensou: “Ninguém me entende…”, não é mesmo? Sem generalizar, mas muitos adolescentes fazem este comentário – a sensação é de que você está algumas vezes sozinho no mundo e as únicas pessoas que te entendem são os seus amigos (geralmente).

Mas por que isto? Será que todos realmente estão contra a você? Ou será que há um excesso de proteção dos pais? O fato é que você que é jovem está passando por um momento de intensas mudanças corporais, psicológicas e sociais. Você pode estar já se achando um adulto, mas alguns pais podem estar te vendo ainda como aquela criança. E no final, você é simplesmente adolescente.

E qual o papel do adolescente? Aprender a ser adulto. Quando somos crianças temos a proteção e apoio dos pais ou responsáveis. Mas quando você se torna adulto, a responsabilidade será totalmente sua. Portanto, treine ser adulto! Aproveite esta sua fase, não queira pular etapas, um dia você será adulto.

Ser adulto é:

  • Ter responsabilidades – tanto na vida profissional, quanto pessoal. Por exemplo: se o chefe pediu determinada tarefa, você precisa cumprir – você não pode dizer: “Hoje não quero fazer”. Ou quando você for mãe ou pai, você não pode deixar o seu filho doente – você precisa levá-lo até o hospital.
  • Assumir as consequências – quando se é adolescente é difícil você pensar na consequência do seu comportamento, pois geralmente você que é jovem tem uma tendência de agir de forma impulsiva. Assumir as consequências podem ser, por exemplo: se você roubar, você poderá ser preso. Se você não estudar, você poderá ter notas baixas.
  • Saber dialogar – quando se tem um problema os adultos conversam. Não adianta gritar, chorar, fazer birra que nem uma criança para conseguir as coisas, isto só vai mostrar que você está sendo mais infantil. Para conseguir as coisas você precisa conversar.

Portanto, não adianta bater de frente com seus pais/responsáveis. Quanto mais você bater de frente, menos confiança eles terão de você. E para os seus pais terem a sua confiança e te liberar para aquela festa que você tanto quer, você precisa mostrar a eles que está aprendendo a ser adulto. Assim, a liberdade que você tanto quer pode ser conquistada. Óbvio que nós podemos errar, até mesmo os adultos, mas é importante sempre refletir e entender o que poderíamos fazer de diferente.

Claro que há adultos que são adolescentes até hoje, pois não se comportam como adulto, portanto a pessoa não se desenvolveu e isto pode ter sérias consequências. Portanto, ser adulto não é uma tarefa simples. Aproveite a fase que você está tendo para treinar, refletir sobre o que você quer da sua vida. Saiba que você pode ser quem você quiser… Tanto para o bem, quanto para o mal. Está nas suas mãos, não justifique o seu comportamento pelo fato que seus pais/responsáveis fizeram isto com você – isto não vai te levar a nada – não culpe o outro, olhe para você e caminhe. Normalmente os pais/responsáveis tentam cuidar da melhor forma dos seus filhos, mas se isto não ocorreu com você, faça diferente – você pode mudar o jogo.

Sei que ser adolescente não é fácil também, há muitas dúvidas e questionamentos, eu já fui assim também. Caso você queira se conhecer melhor ou resolver um determinado problema, você pode procurar a ajuda de um psicólogo. Claro que os seus pais precisam saber disto, para jovens menores de 18 anos é necessário o consentimento dos pais/responsáveis. Então, converse com eles e explique o motivo que você quer fazer psicoterapia.

Não pense que fazer psicoterapia é coisa pra louco, viu?! Esta ideia é muito antiga! Qualquer pessoa pode fazer psicoterapia, basta querer. Espero que eu tenha conseguido fazer com que você reflita um pouco sobre o seu momento de vida e sobre seus comportamentos.

Aproveite a sua fase! Seja adolescente e aprenda a ser adulto.

Amanda Fornaciari Augusto – Psicóloga – CRP 06/118369

________________________________________________________________

Curtiu este conteúdo?

facebook_like_logo_1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s