O que você vai oferecer neste Natal?

O Natal está chegando! Ok… Ainda falta mais de 1 mês, mas os shoppings já estão enfeitados e na televisão já há programas que relatam sobre este clima Natalino que dá vontade de dar presentes! Eles incentivam isso: o consumo.

A palavra presente possui diversos significados, de acordo com o dicionário Aurélio um dos significados é “coisa oferecida a alguém”. Geralmente, oferecemos algum produto, um mimo como uma forma de agradecimento, de apreciação. Mas há situações que o presente é dado como uma forma de compensação, não é mesmo? Por exemplo, o namorado sabe que sua namorada está magoada com ele, então, ele compra o perfume que ela tanto queria ou quando os pais ficam distantes de seus filhos devido ao trabalho e se sentem culpados e assim compra presente.

Com isto, surge a questão: “Será que é realmente este o tipo de presente que a pessoa quer?”.

Talvez a namorada prefira um abraço e um pedido de desculpas (claro, de forma sincera! Não sei o motivo da discussão, este é um caso hipotético) ou o filho prefira que os pais o vejam jogando futebol ou ele queira ensinar aos pais como se joga videogame. Desta forma, eu te digo: Que tal presentear alguém com a presença? Você pode estar achando estranho e pensar: “Com certeza o meu filho vai querer o presente! Ele quer me ver distante”. Eu te pergunto: “Será?”.

Vivemos em uma sociedade em que valoriza o ter, o ganhar presente, afinal gera dinheiro, lucro. Mas a vida envolve outras áreas… Muitas vezes o outro quer apenas uma companhia, um abraço sincero, um olhar, um apoio.

Você pode me dizer que possui pouco tempo, mas tudo bem. Então, valorize este tempo com seu filho(a), namorado(a), marido, esposa, etc. Mesmo se for durante 15 minutos… Veja o outro significado do presente, ou seja, o presente é o momento atual e una com a presença, pois assim você vivenciará o aqui-agora de uma forma intensa e valorizará a sua existência e do outro como ser humano.

Com isto, quem atribuirá o sentido do Natal será você. Lembre-se: o seu presente pode ser muito mais barato do que você esteja imaginando e com maior significado.

Amanda Fornaciari Augusto – Psicóloga CRP06/118369


Esta reflexão surgiu a partir do post abaixo do nosso parceiro Mais Psicólogos. Obrigada pelo insight pessoal! 🙂

foto


Curtiu este conteúdo?

facebook_like_logo_1

2 comentários em “O que você vai oferecer neste Natal?

  1. Olá, colega de profissão. Bem interessante o seu texto, chega o final do ano e começamos a nos questionar pequenos gestos, mas que possuem grandes impactos – o ideal seria se todos os dias refletíssemos sobre isso…
    Gostei bastante do seu blog, estou seguindo-o, ok?
    Um abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s