Como fazer a melhor escolha profissional? É possível?

Escolher a profissão que seguir nem sempre é uma tarefa fácil como alguns imaginam. O que jovem precisa levar em conta no momento da decisão? Uma das dúvidas que eu mais recebo é: “Como eu faço a escolha perfeita? ”. Então, sempre questiono:

__ O que é perfeição para você? O que seria a escolha perfeita?

E muitos me dizem:

__ É escolha que serei feliz na minha profissão.

Então, questiono novamente:

__ E o que é felicidade para você?

E, assim, cada um atribui um significado para o que é perfeição e felicidade, ou seja, é algo subjetivo/individual. Algumas pessoas relacionam a felicidade com a questão do ganho financeiro, outros dizem que querem ajudar a humanidade; outros construir prédios; etc. what-s-that-1527433

Desta forma, podemos começar com a seguinte afirmação: para uma boa escolha é necessário ter o:

  1. CONHECIMENTO SOBRE SI. Muitos podem achar isto fácil, mas será? Sabe aquela pergunta clássica de entrevista: “Quais são seus pontos positivos e os pontos que você precisa se desenvolver”? Então, muitas pessoas morrem de medo desta pergunta, justamente pelo fato de não terem o conhecimento sobre si. Dica: pense no que você gosta de fazer; quais são os seus hobbies; quais as matérias que você ama e as que você não suporta; o que as pessoas falam sobre você; converse com sua família e amigos, peça a opinião deles (mas no final quem decide é você e não os outros!), etc. O outro processo que é preciso ser considerado no momento da escolha é o:
  2. CONHECIMENTO SOBRE AS PROFISSÕES, ou seja, quais são as possibilidades que existem? Quais caminhos que você pode seguir? Não existem apenas cursos do nível superior, há outras formações também. Para você saber disse, você precisa procurar, buscar, ser um investigador!
  3. E por último, CONHECER A REALIDADE, verificar o momento da sociedade; observar a movimentação da sua família, o momento político e econômico do país. Tudo isto pode afetar no momento da escolha. Por exemplo, seu pai é advogado, seu avô também foi e logo todo mundo acha que também você será. Mas será? Então, observe e olhe para si e para as outras oportunidades antes também. Houve épocas em que a sociedade precisava muito de engenheiros, mas reflita: “Será que isto é para sempre ou é apenas por um momento? ”; “Estou escolhendo esta profissão pelo fato de ser ‘modinha’? ”.

Infelizmente preciso dizer que isto não garante que você fará a escolha perfeita (e se existe escolha perfeita; pois perfeição não há!), pois só na prática para sentirmos se realmente aquilo faz sentido para você. Por isso, quanto mais informação você buscar; quando mais curioso você for; quanto mais você se conhecer; quanto mais você conhecer pessoas da área em que deseja atuar, melhor! Se você seguir este caminho, mais chances você terá de realizar suas escolhas de forma mais consiste, consciente e com sentido. course-srb-1-1154518

Não se esqueça: toda escolha traz um luto, pois há uma perda. Você não conseguirá ter tudo na vida, algo será perdido. Mas isto não quer dizer que você nunca fará na vida. Exemplo: atendi um jovem que gostava muito de música, no final decidiu fazer engenharia civil e utilizou a música como o seu hobbie; mas não abandonou.

Mas se este caminho estiver difícil de ser trilhado sozinho, não tenha receio e peça a minha ajuda ou de algum outro orientador profissional! O nosso trabalho é justamente facilitar este processo de escolha e elaborar junto com o orientando o seu projeto de vida.

Amanda Fornaciari Augusto – Psicóloga CRP 06/118369

________________________________________________________________

Curtiu este conteúdo?

facebook_like_logo_1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s