Psicoterapia para adolescentes

  • O que é psicoterapia para crianças ou adolescentes?

Caso você não tenha assistido ao vídeo sobre o que é psicoterapia, acesse este link e assista. Algumas pessoas acham estranho haver psicoterapia para adolescentes, pois acreditam que eles não possuem este tipo de demanda por serem muito jovem. Mas estão enganados, eles também sofrem. Muitos adolescentes não conseguem falar sobre as dificuldades que encontram. Com isto, muitas vezes demonstram por meio de atitudes e reações, como: choro, isolamento, agressividade, entre outros. Assim, a psicoterapia para adolescentes contribuirá para identificar estes problemas, as causas e pensar em estratégias para modificar a situação.


  • Quem pode procurar este serviço?
Qualquer adolescente que demonstre estar em sofrimento, que apresente mudanças em seu comportamento, como por exemplo: algum atraso cognitivo, problemas de relacionamento com a família ou na escola, dificuldade de aprendizagem, a criança passou por algum momento de perda, agressividade, choro frequente, retraimento social, entre outros. O médico ou os professores muitas vezes realizam o encaminhamento para o psicólogo, mas os próprios pais ao perceberem esta demanda podem buscar a ajuda do psicólogo.

  • Como são realizadas as sessões de Psicoterapia?
O primeiro atendimento é realizado somente com os pais ou responsáveis com objetivo de compreender a queixa. No caso dos adolescentes, a primeira sessão pode ocorrer de forma conjunta. No inicio é feito a avaliação psicológica do paciente com o intuito de avaliar se haverá a necessidade da psicoterapia ou se o caso exige outro tipo de encaminhamento.  As sessões com a criança/adolescente são realizadas por meio de  brincadeiras, jogos, livros ou desenhos, que tornam a terapia mais interessante e a linguagem mais acessível. Alguns adolescentes em um primeiro momento não gostam deste tipo de trabalho, então as sessões são realizadas por meio da própria verbalização.
Após a avaliação psicológica, se a demanda for a psicoterapia, o adolescente se encontrará com o psicólogo uma vez por semana. Sendo que em alguns casos ou se a pessoa tem o desejo, há a possibilidade de aumentar a frequência da terapia durante a semana (cada caso será avaliado). A duração da sessão é de 50 minutos e os valores e as formas de pagamentos são negociadas no primeiro encontro.
Capa - Pintura e dedo

  • Quanto tempo vai durar a psicoterapia?
Não há como estipular uma duração exata do processo de psicoterapia, pois isto varia muito de cada caso e do envolvimento de cada adolescente e dos pais.

  • Informações sobre o contrato da psicoterapia.
Faltas sem aviso prévio serão cobradas integralmente. Com o aviso prévio (aviso de no mínimo 24 horas de antecedência), há a possibilidade de remarcar um novo horário na mesma semana. A hora da sessão começa a contar a partir do horário combinado. Portanto, caso você se atrase, o seu tempo de sessão será reduzido. Não há como estender o horário devido ao atraso. O horário agendado é o seu momento, cuide dele!
A criança e o adolescente também estão protegidos pelo sigilo e, será discutido com os pais apenas o que for permitido por eles. Caso os pais apresentem alguma necessidade de conversarem com o terapeuta, um horário deverá ser agendado.

Observação: No momento não trabalho com convênios, mas há a possibilidade de reembolso. De acordo com as Resoluções Normativas da ANS nro. 211 de Junho de 2010 e nro. 338 de Outubro de 2013, a Psicoterapia passou a ter cobertura ampliada para QUARENTA CONSULTAS POR ANO. Desta forma, os clientes devem entrar em contato com seu plano de saúde, informar essas Resoluções e buscarem os procedimentos específicos do seu convênio para solicitação de reembolso do valor pago nas consultas de psicoterapia. É responsabilidade do paciente buscar o reembolso.

Para marcação de consulta ou maiores informações entre em contato pelo telefone (11) 98461-6074 ou pelo e-mail: fornaciari.psi@gmail.com

Amanda Fornaciari Augusto – Psicóloga CRP 06/118369

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s